Competência Digital

Blog de partilha de experiências educativas

Videojogo “Proteus” adaptado ao Ensino Especial

 

O videojogo Proteus consiste numa experiência de exploração virtual em que não existem ameaças ou qualquer forma de perder o jogo. O aluno é colocado numa ilha gerada por computador cujas características são as de ser visualmente apelativa e representar na  primeira pessoa de um espaço com eventos imprevistos, que são sempre inócuos, mas diversos e misteriosos.

O objetivo está a ser o de colocar um aluno que se situa dentro do espectro do autismo em situações novas, criando-lhe o desafio de explorar a ilha, esperando-se que isso o ajude a lidar com situações de novidade dentro de um ambiente controlado e inofensivo.

image  image

Tendo questionado o professor de educação especial sobre a reação do aluno ao videojogo, este mostrou-se optimista, notando que o aluno parece replicar no jogo o comportamento que revela num espaço real. Tal observação é interessante, porque pode significar que o aluno reage no espaço virtual de uma forma idêntica ao real, o que não torna o inverso verdade, mas sugere que o aluno pode-se estar a defrontar com um quadro emocional semelhante àquele que teria na exploração de um espaço físico real.

 

Deixe um comentário